registro de Líder
                                                                                   Líder Master e
                                                                            Líder Master Avançado

 

Atividades realizadas em cursos anteriores não podem ser contadas neste curso.

 
1. Ter no mínimo 18 anos de idade, quando investido nesta classe.

2. Ter completado:

a. A classe de líder, e estar com a credencial válida.

b. Ter o certificado do curso de treinamento básico para Diretoria, com data inferior a três anos.

Áreas a serem tratadas:

1. História, filosofia e propósitos de clube.
2. Compreendendo o Desbravador.
3. Liderança do clube.
4. Organização do clube.
5. Programa e planejamento geral do clube.
6. Ensinando o programa dos desbravadores.
7. Acampamento e outras atividades ao ar livre.
8. Ordem unida e cerimônias.

Nota: É requerido aos participantes completar esta classe no período de até dois anos.


1. Ter responsabilidade de um cargo na diretoria pelo mínimo de um ano, e durante este período assistir pelo menos a 75% das reuniões do clube.

2.   Ensinar uma classe JA até chegar a investidura.


1. O candidato irá desenvolver novas habilidades no Ministério dos Desbravadores assistindo 2 seminários de 10 horas cada um dirigido pelo Departamento de Jovens, um deles deve ser conduzido ao ar livre.

Estes seminários irão tratar sobre os seguintes temas:

• Administração e Relações Humanas | 5 horas
• Acampamento | 4 horas
• Evangelismo Juvenil e Atividades Comunitárias | 2 horas
• Criatividade | 2 horas
• Ordem Unida | 1 hora
• Educação Campestre | mínimo de 4 horas
• Recreação | 2 horas

2. Durante seu envolvimento como membro da diretoria do Clube, selecionar e completar duas áreas abaixo, e demonstrar neles seu conhecimento prático.

I — Administração e relações humanas
1. Preparar e apresentar ao seu regional:

a.   programa anual detalhado para seu clube.

b. um calendário para ensinar todos os requisitos de uma classe JÁ durante um ano.

ou

2. Dirigir uma discussão de 30 minutos com um grupo de Desbravadores — adolescentes e fazer um relatório da dinâmica de grupo observada durante a discussão.

II — Acampamento
1. Escrever com suas próprias palavras sua filosofia de acampar e apresenta-las ao seu regional.

2. Aprender e demonstrar 4 fogueiras (surpresas), a serem utilizadas numa situação de acampamento.

III — Evangelismo juvenil e atividades comunitárias
1. Dirigir uma unidade ou clube em um projeto comunitário.

2. Descobrir seus dons espirituais e confirma-los em conversas e discussão com o seu regional ou o pastor de igreja.

IV — Criatividade
1. Introduzir uma idéia criativa no seu clube e avaliar aceitação e efetividade.

2. Ensinar 3 requisitos de uma classe JÁ utilizando seus próprios recursos criativos.

V — Ordem unida
1. Preparar e executar 3 demonstrações diferentes de ordem unida de 10 minutos cada.

Avaliação do Diretor do Clube ou Regional:

2. Planejar e conduzir um desfile para igreja ou um evento especial.

3. Num acampamento liderar o hasteamento da bandeira.

VI — Educação campestre
Demonstrar seus conhecimentos e habilidades campestres organizando e dirigindo seu clube em um dos seguintes:

1. Uma busca e resgate simulados numa situação de acampamento.

2. Apresentar uma atividade na natureza, própria para o sábado.

3. Conduzir um evento em orientação para novatos e avançados.

VII — Recreação
1. a) escrever 5 princípios para guiar a sua escolha de recreação e atividade.

b) Criar e demonstrar pelo menos um jogo que possa ajudar a cumprir um requisito de uma classe JÁ.

2. a) Escrever uma página sobre a filosofia da recreação.

b) desenvolver um programa de recreação como parte de seu estilo de vida.

3. Completar um exame em Primeiros Socorros e ter o certificado correspondente.


1. Enriquecer sua vida devocional por meio de um dos seguintes:

a. Completar o ano bíblico utilizando a versão de sua escolha.

b. Completar um ano da série encontros ( Ano Bíblico
+ Espírito de Profecia)

•  Ler de Atos a Apocalipse. Após, estudar qualquer personagem destes livros:
• escrever um relatório sobre o assunto com aproximadamente 750 palavras.
• apresentar uma palestra de, no mínimo, 10 minutos sobre a contribuição que ele ou ela fizeram, no seu entender para uma liderança afetiva

2. Selecionar 2 das seguintes áreas e ler um livro de cada:

a. liderança

b. processo de aprendizagem

• desenvolvimento do adolescente
• habilidades pessoais
• desenvolvimento pessoal

c. comunicação/relacionamentos

3. Preparar e apresentar dentro do recursos disponíveis. Um cronograma detalhado indicando os eventos maiores na história da Igreja Adventista do Sétimo Dia, dando enfoque especial à sua Divisão. ( isto pode ser feito em forma de audiovisial ou em 2 a 3 folhas).

4. Preparar 10 estudos bíblicos criativos sobre doutrinas básicas da Bíblia e apresentar 2 deles a um grupo ou indivíduo