Os requisitos devem ser acompanhados e avaliados por um instrutor responsável.

1

1. Ser membro ativo da Sociedade de Jovens e/ou Clube de Desbravadores.

2. Ter no mínimo 16 anos de idade.

3. Ser membro batizado da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

4. Decorar e explicar ou exemplificar por meio de desenho, canto ou representação os seguintes ideais: Voto e Lei dos Desbravadores, Alvo e Lema JA e Voto à Bíblia.

5. Saber e entender a Legião de Honra JA.

6. Ler os seguintes livros:

a) Pela Graça de Deus
b) Caminho a Cristo
c) Selecionar e ler 100 páginas de livros que tratem sobre Liderança ou Desenvolvimento Juvenil


1. Possuir o certificado do ano Bíblico JA.

2. Ler os quatro evangelhos numa tradução atualizada.

3. Discutir no seu grupo três dos seguintes:

a. Lucas 4:19-26 | Leitura das Escrituras
b. Lucas 11:9-13 | Pedir, buscas e bater
c. Lucas 21:25-28 | Sinais da Segunda Vinda
d. João 13:12-17 | Humildade
e. João 14:1-3 | A promessa do Senhor
f. João 15:5-8 | A Videira e os Ramos

4. Escolher em consulta com seu líder umas das seguintes passagens:

a. João 3 | Nicodemos
b. João 4 | A mulher samaritana
c. Lucas 15 | O filho pródigo
d. Lucas 10 | O bom samaritano
e. Lucas 19 | Zaqueu

Utilizando essas passagens, mostrar sua compreensão de como Jesus salva os indivíduos usando um dos seguintes métodos:

a. Discussão em grupo com seu líder.
b. Falar na Sociedade dos Juvenis.
c. Fazer uma série de cartazes ou uma maquete.
d. Escrever um poema ou um hino.

5. Ler algo sobre J. N. Andrews ou um pioneiro de seu país. Discutir a importância do trabalho nas missões para a igreja e porque Cristo deu a Grande Comissão (Mat. 28:18-20).

6. Memorizar os livros da Bíblia em ordem e agrupá-los nas respectivas áreas:

VELHO TESTAMENTO
a. Pentateuco
b. Livros Históricos
c. Livros Poéticos
d. Profetas Maiores
e. Profetas Menores

NOVO TESTAMENTO
a. Evangelhos
b. Históricos
c. Cartas e Epistolas
d. Proféticos

7. Estudar e apresentar um relatório do amor de Deus demonstrado na vida desses personagens: José, Jonas, Ester e Rute.

8. Em consulta com seu conselheiro, escolher um dos seguintes temas:

a. Uma das parábolas de Jesus.
b. Um dos milagres de Jesus.
c. O Sermão da Montanha.
d. Um sermão sobre a Segunda Vinda de Jesus.

Demonstrar seu conhecimento sobre os ensinamentos de Jesus de uma das seguintes formas:

a. Intercambio de idéias com seu conselheiro.
b. Atividade que integre todo o grupo.
c. Dissertação.

9. Estudar e apresentar um relatório de como Jesus salva individualmente as pessoas, tendo como exemplo um dos seguintes: A mulher samaritana, O filho pródigo, O bom samaritano ou Zaqueu.

10. Conhecer pelo menos 15 das 27 doutrinas básicas da Igreja Adventista.

11. Prestar exame de Doutrinas Bíblicas e História Denominacional, fornecido pelo Departamento JA, com nota mínima 7,5.

12. Memorize um texto da Bíblia em cada uma das sete categorias a seguir (o número 4 pode ser um texto de sua própria escolha).

• Grandes passagens
1) Sal. 119:11 - 2) I Reis 18:21 - 3) Col. 3:16 4) ...

• Salvação
1) João 1:1-3, 14 - 2) Prov. 28:13 - 3) João 3:17 4) ...

• Doutrina
1) Isa. 1:18 - 2) Ecl. 12:13, 14 - 3) Mar. 1:27, 28 4) ...

• Oração
1) I Samuel 15:22 - 2) Sal. 51:3 - 3) Heb. 11:6 4) ...

• Relacionamentos
1) Efé. 1:8-10 - 2) Prov. 19:19 - 3) I Tim. 4:12 4) ...


1. Participar de uma discussão sobre testificação para outro adolescente, e colocar algumas diretrizes em prática uma situação real.

2. Dedicar 20h para a realização dos seguintes projetos:

a. Trazer dois amigos para assistir a duas diferentes reuniões da igreja.

b. Ajudar a planejar e participar no mínimo de quatro domingos em uma série de evangelismo ou da igreja.

c. Visitar, com programação especial feita pela unidade, a dois dos seguintes lugares: asilo, hospital de deficientes ou orfanato.

3. Com a ajuda de um amigo, dedicar um dia inteiro (pelo menos oito horas), trabalhando num projeto de sua igreja, escola ou comunidade.


1. Mencionar dez qualidades para ser um bom amigo. Discutir quatro situações diárias quando você praticou a Regra Áurea de Mateus 7:12.

2. Participar numa discussão em painel ou uma representação sobre a pressão de grupo e seu papel na tomada de decisão.

3. Fazer um das seguintes especialidades:

a. Asseio e cortesia cristãs
b. Vida famíliar

4. Numa discussão em grupo e por pesquisa pessoal, examinar suas atitudes para quatro dos seguintes tópicos:

a. Amizade
b. Força de Vontade
c. Auto-Conceito
d. Relacionamento Humano – pais, família e outros
e. Pressão de Grupo
f. Escolher uma profissão
g. Comportamento moral
h. Sexo e namoro


1. Fazer uma apresentação para alunos do ensino fundamental sobre as Leis da Boa Saúde.

2. Completar uma das seguintes atividades:

a. Individualmente ou em grupo, organizar e participar numa Corrida Rústica ou atividade similar. Discutir e relatar seu programa de treinamento físico para este evento.

b. Ler as paginas 102-125 do livro “Temperança” de Ellen G. White, e passar no teste falso/ verdadeiro.

c. Completar a especialidade de Nutrição ou liderar um grupo para a especialidade de Cultura Física.

3. Discutir os princípios de aptidão física. Mostrar um esboço do seu programa de exercício diário. Escrever por extenso e assinar um voto pessoal de compromisso para um programa regular de exercícios.

4. Participar numa das seguintes atividades:

a. Caminhada de 15 Km e fazer relatório.
b. Andar 25 Km a cavalo.
c. Um dia numa viagem de canoa.
d. Andar 80 Km de bicicleta.
e. Nadar 1 Km.

5. Completar uma das seguintes atividades, e confeccionar um Voto Escrito escolhendo um estilo de vida livre de álcool:

a. Participar numa discussão em classe sobre os efeitos físicos do álcool sobre o organismo.

b. Assistir um audiovisual sobre o álcool ou as drogas, discutir os efeitos sobre o corpo humano.

c. Assistir a um Curso de Cinco Dias para Deixar de Fumar; ou assistir dois filmes sobre saúde; ou fazer um cartaz sobre fumar ou uso de drogas; ou ajudar a preparar material para exposição, etc.

6. Saber de cor e explicar I Corintios 9:24-27.

7. Completar a especialidade de Natação Intermediária I.


1. Depois de uma discussão, prepare um organograma sobre a organização denominacional com detalhes especiais para sua Divisão.

2. Observar durante o período de dois meses o trabalho dos diáconos, apresentando um relatório detalhado de suas atividades, tais como:

a. Cuidado da propriedade da igreja.
b. Cerimônia de lava-pés.
c. Cerimônia de batismo.
d. Recolher a oferta.

3. Assistir pelo menos uma vez a reunião da comissão da igreja. Preparar um breve relatório para discussão no seu grupo.

4. Com seu grupo fazer planos para uma atividade social, pelo menos uma vez por trimestre.

5. Completar as seguintes especialidades:

a. Ordem Unida
b. Liderança Juvenil
c. Mordomia Cristão

6. Ajudar sua unidade ou seu clube a planejar uma atividade especial de testificação, tais como: Um projeto para crianças de rua ou melhoramento da comunidade, etc. e executar essa atividade.

7. Ajudar sua unidade ou clube a planejar uma atividade especial tal como: Uma recepção, excursão ou acampamento com pelo menos um pernoite.

8. Demonstrar o crescimento de sua liderança a habilidade no ensino completando o seguinte:

a. Desenvolver e conduzir três devocionais criativos.
b. Ajudar no ensino de duas especialidades a seus desbravadores.
c. Ajudar a planejar e coordenar um acampamento de Clube ou de Unidade.


1. Completar uma especialidade de cada uma das opções abaixo:

a. Anfíbios, pássaros, aves domesticas, pecuária, répteis, conchas, árvores, arbustos.

b. Astronomia, cactos, climatologia, flores ou pegadas de animais.

c. Ecologia, conservação do ambiente.

d. Gatos, cães, mamíferos, sementes, aves de estimação.

2. Identificar a estrela Alfa da constelação de Centauro e a constelação de Órion. Conhecer o significado espiritual de Órion, como descrito no livro Primeiros Escritos, pág. 41.

3. Completar o mestrado em Vida Campestre.

4. Identificar seis pegadas de animais ou aves. Fazer um modelo em gesso de três pegadas.

5. Alistar e descrever pelo menos cinco atividades junto à natureza que podem ser desenvolvidas nos sábados à tarde.

6. Recapitular a história do dilúvio e estudar pelo menos três fósseis diferentes, explicar sua origem relacionando-os com a transgressão da Lei de Deus.

7. Ser capaz de identificar através de fotografias, exposições ou ao vivo, uma das seguintes categorias:

a. 25 Folhas de árvores.
b. 24 rochas e minerais.
c. 25 flores silvestres.
d. 25 borboletas e mariposas.
e. 25 conchas.  


1. Saber como se faz uma corda e demonstrar como devemos cuidar corretamente de uma corda. Dar e conhecer o uso prático dos seguintes nós: simples, cego, direito, cirurgião, lais de guia, duplo, escora, catau, pescador, fateixa, volta do fiel, gancho, volta do ribeira e ordinário. E preparar um quadro com pelo menos 15 nós diferentes.

2. Saber 10 regras para fazer uma caminhada e o que fazer quando estiver perdido.

3. Aprender os sinais para seguir uma pista. Ser capaz de traçar uma pista de 2 Km, que outros possam segui-la, e ser capaz de seguir a mesma trilha.

4. Completar uma especialidade não conseguida anteriormente que possa ser contada para o Mestrado em Aquática, Esporte, Recreação ou Vida Campestre.

5. Projetar três tipos de abrigo, explicar seu uso e utilizar um deles num acampamento de fim de semana.

6. Passar no teste de Primeiros Socorros da Classe de Excursionista.

7. Completar a especialidade de Orientação.

8. Ser capaz de acender uma fogueira num dia de chuva ou neve. Saber como conseguir lenha e manter o fogo aceso. Demonstrar habilidade em substituir e firmar o cabo de um machado.

9. Com um grupo de não menos que quatro pessoas, incluindo um conselheiro adulto experiente, andar 25 Km numa área rural ou deserta, incluindo uma noite ao ar livre ou barraca. O planejamento da expedição deve ser levado a fazer anotações e depois participar numa discussão em grupo dirigida pelo seu conselheiro sobre o terreno, flora e fauna, observados na caminhada.

10. Desenvolver um projeto para cinco móveis de acampamento e um portal para o clube.

11. Explique o que é um mapa topográfico, o que se espera que ele identifique, e seu uso. Identifique pelo menos vinte sinais e símbolos usados em mapas topográficos.

12. Planejar um cardápio para uma viagem de três dias de acampamento para quatro pessoas, usando pelo menos três alimentos desidratados diferentes.

13. Ser capaz de enviar e receber uma mensagem pelo alfabeto com semáforos, ou ser capaz de enviar pelo código internacional Morse com lanterna; ou conhecer o alfabeto dos surdos-mudos, ou ter um conhecimento básico de rádio amadorismo.

14. Descobrir as oito direções (pontos cardeais) sem a ajuda de uma bússola.


1. Completar duas especialidades em cada uma das seguintes áreas não conseguidas anteriormente:

a: Habilidades Domésticas ou Artes e Habilidades Manuais.
b. Ciências e Saúde ou Atividades Missionárias.
c. Atividades Agrícolas ou Atividades Profissionalizantes.

2. Sob a supervisão do seu líder ou conselheiro, discutir com sua unidade ou clube um dos seguintes temas:

a. Modéstia Cristão.
b. Recreação.
c. Saúde.
d. Observância do Sábado.

3. Numa discussão em grupo e por exame pessoal, avaliar suas atitudes para dois dos seguintes tópicos:

a. Aborto.
b. AIDS.
c. Violência.
d. Drogas.


1. Assistir um Seminário de duas horas coordenado pelo departamental JA/ Desbravador da Associação/ Missão.


1. Ser conselheiro ou conselheiro associado num Clube de Desbravadores, no mínimo por um ano.

2. Ajudar no ensino de uma Classe JA durante no mínimo cinco meses ou até a Investidura.

3. Ter completado a especialidade de Arte de Contar Histórias.


1. Ser aprovado num Seminário de 10h patrocinado pelo Ministério JA/ Desbravadores da Associação/ Missão, abrangendo as seguintes áreas:

a. Habilidade de Liderança da Unidade.
b. Habilidades de Comunicação.
c. Habilidades de Acampar.
d. Desenvolvimento de Recursos e Criatividade.
e. Evangelismo Juvenil.