registro de Líder
                                                                               Líder Master e
                                                                          Líder Master Avançado


1. Ter no mínimo 20 anos de idade, quando investido nesta classe.

2. Ter completado a classe de Líder Master e ter sua credencial válida.

Nota: É requerido aos participantes completar esta classe no período de até dois anos.


1. Ter responsabilidade de um cargo na diretoria pelo mínimo de um ano, e durante este período assistir pelo menos a 75% das reuniões do clube.

2.   Ensinar uma classe JA por um período mínimo de 5 meses.


1. Completar os requisitos de uma das seguintes áreas:

I — Administração e relações humanas

1. Participar de um seminário patrocinado pelo Departamento JA/Desbravadores sobre Administração, Comunicação e Dons Espirituais, no mínimo de 10 horas

2. Apresentar ao seu regional um esboço detalhado do funcionamento do seu clube.

3. Realizar um assessoramento completo dos processos administrativos de seu clube, incluindo aspectos positivos e negativos.

4. Desenvolver um "Código de Disciplina" para o seu clube.

5. Apresentar uma dissertação de 4 a 5 páginas:

a. Uma modalidade especial ou nova na administração do Clube que será de benefício para o seu funcionamento.
ou
b. Liderança cristã.

II — Acampamento

1. Organizar e liderar uma expedição de acampamento em dois dos seguintes:

a. inverno (chuva e frio)
b. mochila
c. de água

Apresentar avaliação.

2. Completar todos os requisitos desde Amigo até Guia que tratam sobre Arte de Acampar, incluindo as classes avançadas.

3. Dar estudo especial ao lugar de pioneirismo no Ministério de Desbravadores e:

a. construir 4 móveis campestres cada um tendo no mínimo 6 nós ou amarras diferentes.
b. desenhar 2 trilhas de eventos com 10 diferentes atividades cada uma, descrever o propósito de cada uma.
c. desenhar e construir uma ponte de no mínimo 2 metros de comprimento.

III — Evangelismo juvenil e atividades comunitárias

1. Assistir um seminário de 8 horas sobre evangelismo jovem/juvenil.

2. Completar dois dos seguintes:

a. desenvolver um programa de testemunho para um ano a realizar-se por uma unidade ou clube.
b. determinar os dons espirituais de um grupo de Desbravadores e planejar um prohrama de testemunho adaptado a eles.
c. Escrever uma dissertação com um mínimo de 1000 palavras sobre evangelismo juvenil.

IV — Criatividade

1. Fazer uma visita a uma exposição, concerto ou outro evento similar e fazer um estudo das maneiras em que as pessoas expressam sua criatividade. Com este estudo preparar um relatório sobre a filosofia e valor da criatividade no Ministério dos Desbravadores.

2. Demonstrar sua própria criatividade num culto divino, reunião do clube ou acampamento utilizando 3 diferentes métodos (ex.: um drama, bonecos de mão, etc.), envolvendo o maior número possível de Desbravadores.

3. Completar um dos 12 mestrado das especialidades não completados anteriormente:

a. Atividades agrícolas
b. Artes domésticas
c. Natureza
d. Atividades recreativas
e. Esporte
f. Atividades profissionais
g. Vida campestre
h. Testificação
i. Saúde

4. Ensinar 2 artes manuais a um grupo de Desbravadores.

5. Apresentar ao seu clube um trabalho pessoal que demonstre suas habilidades artísticas.

V — Ordem unida

1. Completar as especialidades de ordem unida e ordem unida avançada.

2. Organizar e conduzir em 3 diversas ocasiões a apresentação da ordem unida com o clube. A duração deve ser no mínimo 10 minutos cada.

3. Planejar, organizar e conduzir uma demonstração especial de ordem unida com duração de 3 a 5 minutos a ser usada numa Feira de Desbravadores, ou outro evento do campo sob consulta com o departamental.

4. Fazer um estudo de música apropriada para marchas e saber os procedimentos e protocolos especiais no uso de bandeiras cívicas.

5. Sob a direção do diretor do clube ou regional, preparar seu clube para um desfile cívico.

VI — Educação campestre

Sob iniciativa pessoal e com direção do Departamento JA/Desbravadores, desenvolver e demonstrar suas habilidades completando os números 1 e 2 e escolhendo o 3 ou o 4.

1. Natureza e Conservação
2. Expedição
3. Orientação
4. Busca e Resgate

VII — Recreação

1. Assistir a um seminário de 8 horas sobre recreação patrocinado por sua Associação.

2. Fazer um esboço de recreação para o seu clube, por um ano, e ter uma pasta com um mínimo de 50 brincadeiras próprias para usar no clube ou num acampamento.

3. Ensinar 3 atividades recreativas a um grupo de DEsbravadores, que ajudem a completar requisitos de alguma Classe JA.

4. Criar 3 atividades recreativas úteis para Sábado e liderar um grupo de desbravadores nestas atividades.

5. Escrever um artigo delineando a perspectiva cristã sobre 5 áreas problemáticas de recreação.

6. Completar 3 especialidades da área de recreação, não feitas anteriormente.

7. Fazer um relatório avaliando o equipamento recreativo que seu clube tem no momento, e submeter o mesmo à comissão executiva do clube.