Cercas ou Pontes?

20/06/2011 15:36

Cercas ou Pontes?

 

 

 


Dois irmãos que moravam em fazendas vizinhas, separadas apenas por um riacho, entraram em conflito. O que começou com um pequeno mal-entendido, explodiu numa troca de palavras ríspidas, seguidas por semanas de total silêncio.

Numa manhã, o irmão mais velho ouviu baterem à sua porta.

- "Estou procurando trabalho. Sou carpinteiro. Talvez você tenha algum serviço para mim."

"Sim, disse o fazendeiro. Claro! Vê aquela fazenda ali, além do riacho? É do meu irmão mais novo. Nós brigamos e não posso mais suportá-lo. Vê aquela pilha de madeira ali no celeiro? Pois use para construir uma cerca bem alta."

"Acho que entendo a situação, disse o carpinteiro. Mostre-me onde estão a pá e os pregos".

O irmão mais velho entregou o material e foi para a cidade. O homem ficou ali, trabalhando o dia inteiro. Quando o fazendeiro chegou, não acreditou no que viu: em vez da cerca, uma ponte foi construída ligando as duas margens do riacho. Era um belo trabalho, mas o fazendeiro ficou enfurecido:

"Você foi atrevido construindo essa ponte depois de tudo que lhe contei".

Mas, ao olhar novamente para a ponte viu o seu irmão se aproximando de braços abertos. Mas permaneceu imóvel do seu lado do rio. O irmão mais novo então falou:

"Você realmente foi muito amigo construindo esta ponte mesmo depois do que eu lhe disse".

De repente, o irmão mais velho correu na direção do outro e abraçaram-se no meio da ponte. O carpinteiro começou a fechar a sua caixa de ferramentas.

"Espere, fique conosco! Tenho outros trabalhos para você!"

E o carpinteiro respondeu:

"Eu adoraria, mas tenho outras pontes a construir..."

Como as coisas seriam mais fáceis se parássemos de construir cercas 
e construíssemos pontes com nossos familiares, amigos, colegas de 
trabalho e, principalmente nossos inimigos.

Muitas vezes desistimos de quem amamos por causa de mágoas e mal-entendidos. Deixemos isso de lado. Ninguém é perfeito, mas alguém tem que dar o primeiro passo.

Construa pontes ao seu redor.

Mateus 5:44 – 48 diz:

“Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos. Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? não fazem os publicanos também o mesmo? 47 E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis demais? não fazem os gentios também o mesmo? Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial.”

Faça o seu melhor possível!