Caminhada com pernoite, para a classe de Excursionista

20/06/2011 16:01

Caminhada com pernoite, para a classe de Excursionista

 


Hoje vamos ver algumas regras gerais e dicas para você cumprir esse requisito no seu Clube também! Antes de iniciarmos, recomendo a leitura do post Dicas para caminhar com as crianças, escrito pelo Mateus.

Uma das pontas do tripé do desenvolvimento do desbravador é a faculdade física. Infelizmente, essa vem sendo a menos desenvolvida das três. Precisamos sempre ter em mente que o fortalecimento das áreas física, mental e espiritual deve ser igual nas nossas atividades.

Duas são as áreas das classes que mais trabalham com o físico: Saúde e Aptidão Física e Arte de Acampar. Esse requisito encontra-se na área de arte de acampar, requisito 1: “Com um grupo de, no mínimo quatro pessoas, incluindo um conselheiro adulto experiente, andar 25 quilômetros numa área rural ou deserta, incluindo uma noite ao ar livre ou barraca. Deverá haver um planejamento completo antes da saída. Durante a expedição devem ser feitas anotações sobre o terreno, flora e fauna observados na caminhada. Depois, usando as anotações, participar em uma discussão de grupo, dirigida por seu conselheiro.” Note que o requisito inclui o planejamento da atividade, juntamente com o desbravador. Então, mãos à massa! 

Data: Primeiramente precisamos definir a data da nossa caminhada, lembrando sempre de analisar as condições climáticas comuns da época escolhida, pois elas afetarão no estilo de roupa que escolheremos, local, condições para o pernoite, etc.

Local: A escolha do local é uma das tarefas mais difíceis quando trabalhamos com caminhadas e acampamentos. O Clube precisa definir o local e ir conhecê-lo bem antes da data marcada, pelo menos 1 mês. São várias as opções, dependendo da sua região: fazendas, reservas ecológicas, trilhas, parques. É preciso verificar se é necessária autorização para uso do local e quais as condições para se usá-lo.

Depois de definido, o Clube precisa conhecê-lo, e isso inclui realizar todo o trajeto antes, para se certificar de que é adequado para se caminhar com os garotos. Note também que a caminhada deve ser em área rural ou deserta, por isso, caminhadas [geralmente de última hora] em meio urbano não valem!

O requisito pede, pelo menos, 1 pernoite, mas não limita. Portanto, se temos um local interessante para a caminhada, com fauna e flora bem atrativas e temos um feriado para aproveitar o local, então, podemos fazer mais 1 ou 2 pernoites.

Mochila: Tudo o que for ser usado na caminhada precisa estar na mochila. Ainda que tenha um carro de suporte acompanhado o grupo, o ideal é que não carregue nada de ninguém, a não ser itens de primeiros socorros e reserva de água e alimentos. Os materiais essenciais para a caminhada, você encontra no POST indicado acima.

Para se certificar de que eles vão se lembrar de tudo e vão conseguir arrumar tudo na mochila, faça uma aula prática com eles antes, levando uma mochila e os itens necessários. Depois, peça para que eles coloquem as coisas dentro. No final, você explica a maneira correta e qual é o percentual máximo de peso que eles podem levar.

Seguro/autorizações: Toda saída com os desbravadores deve ser assegurada. Não sei como funciona na Associação de vocês, mas aqui na UCOB é feito um seguro anual pela UNIBRAS, e automaticamente eles já estão cobertos em todos os eventos. Mas caso não seja essa a sua realidade, providencie com pelo menos 1 semana de antecedência o seguro de todos que participarão da expedição.

Temos que lembrar também que somos os responsáveis pelos desbravadores menores de idade no evento. Por isso, precisamos ter em mãos todas as autorizações, para evitarmos problemas caso sejamos parados numa fiscalização.

Transporte: O transporte vai depender do local da caminhada, do número de participantes e das condições financeiras do Clube. Se for possível levar todos em carros, certifique-se de que está tudo ok com eles e que estão abastecidos para ir e voltar. Caso seja um transporte alugado, confira se a manutenção está em dia e se está tudo ok com o seguro deles. Independente do transporte, TODOS OS DESBRAVADORES devem ter assento e a bagagem deve estar bem armazenada.

Anotações: Note que o requisito pede que os desbravadores façam anotações durante o trajeto. Então, providencie para eles bloquinhos, ou algumas folhas e canetas/lápis. Durante o trajeto, vá mostrando para eles pontos interessantes, direcionando a atenção deles. Quando possível, leve também câmeras fotográficas, pois as fotografias podem complementar o relatório deles.

 

Discussão: Por último, discuta com eles sobre os pontos observados e faça uma avaliação da atividade, confiram se todos os detalhes foram preenchidos e o que precisa melhorar. Essa é, talvez, a parte mais importante no desenvolvimento de liderança deles. Aproveite enquanto as informações estão quentinhas na cabeça deles. 

 

 

Material compilado do site http://www.cantinhodaunidade.com